sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Coraline e o Mundo Secreto

É carnaval! Enquanto a maioria dos brasileiros se esbalda com músicas monossilábicas de axé, pulando atrás de um trio elétrico num calor insuportável acompanhando uma corrente de pessoas suadas e bêbadas, tirando todo o atraso do ano com pessoas que não sabem nem o nome mas que servirão para contar vantagem com os colegas assim mesmo, e após 5 dias de folia e uma baita ressaca acharão tudo o máximo... Eu estou aproveitando para assistir às novidades do cinema =)

E Coraline foi uma ótima pedida! Neil Gaiman sabe criar histórias divertidas, mágicas e surpreendentes. E não se deixem enganar pelo visual "bonitinho" de animação que o filme possui, pois Coraline não tem o intuito de fazer rir e muito menos tem a pretensão de ser um filme para crianças. Pelo contrário! Coraline tece uma trama muito sutilmente, aumentando o suspense gradativamente à medida em que o filme se desenvolve, nos presenteado com cenas que parecem ter saído de um mundo surreal. Não fosse a limitação do cinema da minha cidade, seria possível perceber o primoroso trabalho de imersão 3-D realizado no filme, pois o diretor Henry Selick, também responsável pela animação stop-motion de O Estranho Mundo de Jack, introduziu em Coraline o 3D estereoscópico. A técnica digital faz com que as imagens "saltem" da tela com o uso de óculos especiais. Diferente das animações digitais tradicionais que empregam esse tipo de tecnologia, todos os elementos de Coraline foram criados à mão (cenários, personagens, objetos, plantas...) e poder vê-los em profundidade acentua sua presença, que se torna quase física e tátil.

Coraline talvez peque a partir da metade do filme, trazendo conflitos mais simples de serem resolvidos do que o esperado inicialmente. Entretanto, não sei se esse artifício foi utilizado para reduzir a história dando tempo de contá-la em 102min de filme, ou se o original também caminha da mesma forma. Como adquiri o livro de Neil Gaiman que deu origem ao filme, logo saberei =)

Trailer


Nenhum comentário:

Postar um comentário